destaqueESPORTE

IFMA cria aparelho de atividades físicas para paraplégicos

O projeto permite exercícios em membros superiores, oferecendo a “puxada vertical” sem que o usuário precise deixar a cadeira de rodas

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), do bairro Monte Castelo, em São Luís (MA), criou e patenteou um aparelho ergonômico que permite pessoas paraplégicas realizarem atividades físicas sem deixar suas cadeiras de rodas. Desenvolvido pelo professor Keyll Carlos Ribeiro Martins e equipe, o invento surgiu de um projeto de pesquisa que visa ampliar oportunidades de exercício físico para pessoas com paraplegia.

A decisão do processo de pedido de patente foi publicada no dia 22 de outubro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A concessão da patente garante ao IFMA o direito exclusivo de comercialização até 10 de janeiro de 2034. Após essa data, o equipamento entrará em domínio público, permitindo a sua produção e comercialização por qualquer interessado.

Aparelho Ergométrico para a Realização de Atividades Físicas por Paraplégicos

O projeto foi desenvolvido para possibilitar a prática de atividades físicas para membros superiores, oferecendo aos usuários paraplégicos um equipamento adaptado que possibilita, por exemplo, a realização de “puxada vertical” sem que o usuário precise deixar a cadeira de rodas. O equipamento permite aproximação e ajuste de pesos, promovendo assim uma alternativa prática e acessível para exercícios físicos.

No Brasil, a prática de atividades físicas para pessoas com paraplegia enfrenta muitas barreiras, principalmente pela falta de aparelhos adequados em espaços públicos. Estudos apontam que o uso constante de cadeiras de rodas tradicionais, somado à ausência de exercícios físicos regulares, pode impactar a saúde de usuários paraplégicos, contribuindo para o enfraquecimento ósseo, problemas nas articulações e no sistema circulatório.

Maxsuel Bruno

São Luís - Maxsuel Bruno é um radialista especializado em Jornalismo Esportivo (FSADU) com 12 anos de carreira em veículos de comunicação do Maranhão. O profissional é pós-graduado em Gestão Educacional (Mário Jucá) e mestrando em Educação (FAFE), com estudos voltados para o esporte como parte integrante do processo educacional. Locutor profissional, ele também é teólogo formado (Kurios). Atualmente atua como narrador do Planeta Esportivo (YouTube) e editor do site BMAX SPORTS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo