FMF escala quarteto de arbitragem feminino para jogo entre IAPE e ITZ na semifinal da Segundinha
Da esquerda para direita: Edna Cristina Santos, Gisele Ferreira, Nicoly Ariel Barbosa e Daniele Bispo Rodrigues
A partida entre IAPE e ITZ Sport, válida pela semifinal do Campeonato Maranhense Série B (Segundinha), terá pela primeira vez na história desta competição, um quarteto de arbitragem inteiramente feminino. O duelo de volta da decisão está marcado para às 15h30 desta quinta-feira (21), no Estádio Municipal Nhozinho Santos, em São Luís (MA). No jogo de ida, o IAPE venceu o ITZ por 3 a 0, encaminhando o seu retorno a elite do futebol maranhense em 2025.
A partida terá o comando de arbitragem de Gisele Ferreira da Silva, que se tornará a primeira mulher a comandar uma semifinal de campeonato de futebol masculino profissional no Maranhão. Ela terá as assistências de Edna Cristina Santos Ferreira e de Nicoly Ariel Barbosa de Freitas, assistentes 1 e 2, respectivamente. Já a quarta arbitragem será de Daniele Bispo Rodrigues. As quatro árbitras já são bem experientes e detentoras de grande conhecimento de arbitragem de futebol no Maranhão e Brasil, segundo a Federação Maranhense de Futebol (FMF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Pela primeira vez, um quarteto de arbitragem feminino é escalado para comandar uma partida de campeonato de futebol masculino profissional no Maranhão. De acordo com Marcelo Bispo, ex-árbitro e diretor de Arbitragem da FMF, este foi um projeto de 10 anos de trabalho, que agora chega a seu momento mais importante. Ainda de acordo com Marcelo, o feito põe fim ao longo período em que a última mulher comandou uma semifinal. A árbitra Maria Eugênia, também já comandou uma semifinal, mas na oportunidade foi auxiliada por dois árbitros homens.