Fátima Araújo propõe atendimento psicológico noturno no Hospital Genésio Rêgo
Segundo a vereadora, a psicologia é fundamental para a famílias que perdem seus entes queridos durante a madrugada
Uma das propostas da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), aprovada em sessão ordinária, nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal de São Luís, leva uma importante solicitação ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com o documento (nº 0307/2023), Fátima solicita que a Secretaria de Estado da Saúde, passe a oferecer atendimento psicológico, em plantão noturno, no Hospital Dr. Genésio Rêgo, Casa de Saúde que hoje é referência no Maranhão. A unidade fica localizada no bairro Vila Palmeira e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).
“O psicólogo hospitalar desempenha um papel fundamental no plantão noturno, pois é nesse periodo em que muitos pacientes podem apresentar maior vulnerabilidade emocional e necessitar de suporte psicológico”, argumenta Fátima em parte da justificativa.
A parlamentar segue o texto explicando algumas das razões para o atendimento psicológico noturno. Uma dessas razões é o amparo as famílias enlutadas, que perdem seus entes queridos pela madrugada.
“Durante o plantão noturno, podem ocorrer situações de emergência psicologica. Os óbitos que ocorrem à noite são noticiados à família, pelo médico com acompanhamento do serviço social. A presença da psicologia é fundamental nesse momento de dor para a familia enlutada”, completa Fátima Araújo no documento.